Em 05 de abril de 1993, foi criada a Escola Agrotécnica Federal de Sombrio por meio da Lei nº. 8.670, de 30 de junho de 1993, com o objetivo de atuar como uma Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, localizada em Florianópolis, tendo sido transformada em Autarquia Federal, com a mesma denominação de Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, em 16 de novembro de 1993, por meio da Lei nº. 8.731, tendo entrado em funcionamento em 28 de março de 1994.
Com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, transformou-se em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Sombrio, Apesar de carregar o nome de Sombrio, a sede do Câmpus ficava, então, localizada no Município de Santa Rosa do Sul (emancipado após a criação da Escola).
Também em meados de 2008, com a necessidade de expandir as ações, efetivamente para o Município de Sombrio, que despontava como polo microrregional, foi criada a unidade descentralizada urbana, denominada inicialmente Núcleo Avançado de Sombrio, posteriormente Unidade Urbana de Sombrio e partir da expansão da Rede Federal, pr meio da Portaria 505/2014 do Ministério da Educação passa a ser denominado Câmpus Avançado de Sombrio (conf. Portaria/MEC 1.074/2014)
O movimento de criação deste câmpus busca apresentar soluções técnicas para os arranjos produtivos locais, proporcionando o acesso e gerando novas tecnologias a partir da formação do jovem que cursa o ensino médio integrado ao Curso Técnico de Informática para Internet, bem como apresentar à comunidade local e adjacências mão de obra técnica especializada no que tange a melhoria do serviço apresentado na área da hospedagem, por meio do Curso Técnico em Hospedagem integrado ao Ensino Médio. Preocupando-se, ainda, com o jovem e com o adulto que não teve oportunidade de estudar em idade regular, o Câmpus empenha-se em ofertar em suas dependências a Qualificação Profissional em Assistente Administrativo – Nível Médio (EJA-EPT).
No nível superior, o Câmpus fomenta carreiras com cursos de Tecnólogo em Gestão de Redes de Computadores, Tecnólogo em Gestão de Turismo e Licenciatura em Matemática.
Além dos cursos regulares, também são ofertados cursos nas modalidades de Formação Inicial e Continuada – FIC e desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão ligadas a projetos concebidos pelo corpo de servidores da instituição.
A correta estruturação de todos os ambientes, a gestão adequada do bem público e a necessidade de atendimento dos anseios da sociedade com relação ao Câmpus requerem uma crescente disponibilização de recursos humanos, financeiros e de bens, fator que serve de mola propulsora para que o Câmpus esteja em constante mudança e crescimento.
No dia 08 de maio de 2024, foi publicada no D.O.U. a portaria Nº 411, de 07 de maio de 2024, a qual altera a tipologia de 18 Campi Avançados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs. Com a indicação no ANEXO I, a unidade se efetivou, transformando-se em IFC – Câmpus Sombrio. A partir deste momento, inicia-se o processo de desvinculação administrativa do antigo câmpus sede e de busca de sua autonomia e consolidação junto à comunidade/sociedade.