O artigo “Videoaulas na formação inicial do professor de matemática: tessituras entre o ensino, a pesquisa e a extensão” conquistou o 2° lugar na área temática CEXA – Ciências Exatas e da Terra no IV CoBICET: Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Este projeto envolveu a produção de videoaulas abordando questões de matemática relacionadas ao ENEM, realizadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFC-CAS.
As videoaulas foram editadas e revisadas antes de serem compartilhadas no canal do Youtube “Videoaulas ENEM IFC-CAS”. Os principais objetivos incluíram investigar a gênese instrumental e abstração reflexionante, desenvolver competências pedagógicas, criar experiências de ensino e aprendizagem, produzir videoaulas e auxiliar estudantes da educação básica. Os autores envolvidos no projeto são Margarete Farias Medeiros, Gustavo Crispim, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Gilnei Magnus dos Santos e Débora Valletta.
Para obter mais informações, acesse o (https://www.even3.com.br/anais/cobicet2023/664791-videoaulas-na-formacao-inicial-do-professor-de-matematica-tessituras-entre-o-ensino-a-pesquisa-e-a-extensao/).
O CoBICET é um congresso que visa promover a interdisciplinaridade, reunindo diversas palestras em 12 áreas temáticas, abrangendo todos os campos do conhecimento. Em sua quarta edição em 2023, o evento foi realizado de forma totalmente online, permitindo a participação de toda a comunidade acadêmica nacional. O congresso ocorreu entre os dias 28 de agosto e 01º de setembro de 2023, sob o tema “Educação inovadora: ensino, pesquisa e extensão interdisciplinar”
O IFC-CAS agradece profundamente aos autores do projeto pelo comprometimento e dedicação em contribuir para a formação inicial de professores de matemática, é de grande importância para a comunidade acadêmica e educacional. Continuem com o excelente trabalho!