Os alunos de todas as fases do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo realizaram, nos dias 20 e 21 de julho, uma viagem técnica interdisciplinar e de integração a Imbituba e Laguna, acompanhados dos professores Kênia Zanella, Carolina Braghirolli Stoll, Fabrício César Dias e Régis Michels Nazi.
Os futuros gestores buscaram, com essa prática, analisar de forma mais ampla a atividade turística desenvolvida nos municípios, em especial em Laguna, abrangendo aspectos naturais, histórico-culturais e de planejamento local, da gestão de pessoas e de empreendimentos turísticos, imergindo, ainda, no imaginário turístico local.
Os locais visitados foram: Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca; Centro Histórico de Laguna; Molhes da barra e observação da pesca artesanal com botos; Farol de Santa Marta; Sambaqui Santa Marta; Rancho de Pesca; estabelecimentos de hospedagem e alimentação do município.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso, são objetivos educacionais das saídas técnicas: conhecer na prática a estrutura operacional de uma viagem turística; vivenciar e analisar a estrutura dos diversos tipos de empreendimentos turísticos a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação curricular; obter uma visão administrativa e operacional do trade turístico, relacionando com os conhecimentos das disciplinas cursadas; e desenvolver competências para o exercício de cargos de gestor público e/ ou privado em empreendimentos turísticos ou destinações turísticas.
No campo do Turismo, Hospitalidade e Lazer, a inter e a multidisciplinaridade são características próprias da atividade turística e, nas viagens técnicas, os conteúdos abordados em sala de aula são vistos e compreendidos de forma prática, correlacionando diversas disciplinas. As viagens, portanto, constituem-se em atividade pedagógica complementar e estão descritas nos planos de ensino das disciplinas participantes.
Fotos de Luciana Girelli