No dia 3 de novembro, o acadêmico Ian Ronsoni Peixoto, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Um olhar a partir da Etnomatemática e da Modelagem Matemática no Cultivo da Pitaia: Relato de experiência em diálogo com a Educação Matemática Crítica”.
O trabalho foi orientado pela professora Emilly Vicente de Freitas, com coorientação de Carla Margarete Ferreira dos Santos, e teve avaliação da banca composta por Margarete Farias Medeiros e Carla Sofia Dias Brasil.
A pesquisa, apresentada como relato de experiência, analisa a transição cultural e econômica realizada por um agricultor do extremo-sul de Santa Catarina ao substituir o cultivo de fumo pelo de pitaia. O estudo busca identificar e interpretar os saberes matemáticos presentes nessa mudança produtiva, investigando como o agricultor utilizou raciocínios lógicos e conhecimentos matemáticos para projetar lucros, avaliar riscos e reorganizar sua atividade laboral.
O TCC dialoga com três importantes tendências da Educação Matemática: Modelagem Matemática, baseada em Jonei Barbosa; Educação Matemática Crítica, fundamentada por Ole Skovsmose; e Etnomatemática, com referências a Gelsa Knijnik e Ubiratan D’Ambrósio. Essas abordagens permitem compreender e valorizar os conhecimentos matemáticos produzidos no contexto rural frequentemente invisibilizados pela matemática escolar tradicional reconhecendo-os como formas legítimas de produção de saber.
A investigação foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com um agricultor de São João do Sul/SC, cujo relato evidencia como a mudança de cultivo para maracujá e pitaia representou não apenas maior retorno econômico, mas também melhoria na qualidade de vida. O estudo ressalta, ainda, a necessidade de valorizar o trabalho rural no ambiente escolar, incorporando esses saberes ao currículo de matemática e reconhecendo a pluralidade cultural presente na agricultura.
“Vejo o TCC como um resultado de tudo que foi produzido nesse período que estive de formação. Durante esses anos de formação, nós desenvolvemos muitas pesquisas dentro da área da Educação Matemática que muitas vezes vão além do próprio Instituto, o que alcança apresentação em eventos dentro do próprio IFC, como aqueles fora. Meu TCC partiu desse interesse em apontar outras formas de se observar a matemática no trabalho rural, especificamente da pitaya, que cada vez mais tem feito parte da realidade do Extremo-Sul de Santa Catarina, a partir das tendências de ensinar matemática. Acredito que o TCC reflete muito na identidade docente e no que buscamos futuramente como professores de matemática.”
A apresentação marcou mais uma etapa em sua trajetória acadêmica dedicada à pesquisa e à formação docente, reforçando o compromisso do curso de Licenciatura em Matemática do IFC-Sombrio com a produção de conhecimento contextualizado, crítico e socialmente significativo.
