Entre os dias 19 e 21 de setembro, acadêmicos e professores do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC – Campus Sombrio participaram do 10º CONEDU – Congresso Nacional de Educação, em Fortaleza. O evento proporcionou reflexões e aprendizados sobre educação, diversidade e inclusão. Foram apresentados 13 trabalhos completos em Comunicações Orais e 2 resumos expandidos em forma de Pôsteres, orientados pelas professoras Dra. Carla Margarete Ferreira dos Santos e Margatete Farias Medeiros, além de outros colaboradores.
Os trabalhos abordaram experiências e pesquisas oriundas de cursos de extensão e TCCs, destacando a importância da valorização da Produção Científica. Os docentes incentivam a submissão de trabalhos em revistas e eventos. Os destaques do 100 CONEDU incluem:
Comunicações Orais:
- Relato de experiência de uma sequência didática: Análise combinatória utilizando materiais manipulativos.
- A matemática aplicada na cultura da pitaya.
- A produção científica na licenciatura em matemática: Uma análise dos trabalhos de conclusão de curso do IFC – CS.
- Uso de jogos comerciais para o ensino de educação financeira: Um mapeamento sistemático.
- Relato de experiência investigativo no curso técnico integrado em agropecuária do IFC – Campus Santa Rosa do Sul: Um viés interdisciplinar do currículo básico e técnico.
- Tecnologias no ensino de inglês: Experiência com o Write & Improve with Cambridge.
- Área de figuras planas: Trabalhando com dobraduras.
- Análise de erros em operações de radiciação.
- Formação de professores na cultura digital no contexto das transformações geométricas no plano.
- Sinopse estatística do tempo de integralização dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática do IFC-CAS.
- Aplicação de uma sequência didática sobre o ensino de matemática financeira: Uma experiência com estudantes do 3º ano do ensino médio.
- Análise de erros em operações de radiciação.
- Uso de materiais manipulativos na geometria espacial: Elaboração de uma proposta didática.
Pôsteres:
- Ebook dos TCCs da Licenciatura em Matemática IFC-CS: Formação e perspectivas.
- Monitoria de matemática dinâmica.
Autores dos trabalhos:
Os autores incluem André Marcos Goularte Patricio, Ana Paula Ramos Pereira, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Fabiana Terezinha Sartori Zatiti, entre outros, totalizando 19 participantes que contribuíram para o sucesso do evento.