No dia 17 de outubro de 2024, o Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Sombrio para discutir a criação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento contou com a participação de diversas autoridades, representações de entidades, comunidade acadêmica e sociedade civil.
A abertura foi marcada por uma saudação calorosa, destacando a importância da criação do novo curso para a educação profissional e tecnológica na região. O Diretor do IFC – Campus Sombrio, Prof. Victor Martins de Sousa, juntamente com a prefeita Gislaine Dias da Cunha, a Secretária de Educação do Município, Professora Rita de Cássia da Silva Costa, e a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mirian Rocho da Rosa Silveira, compuseram a mesa de honra. Também marcaram presença as autoridades: o vereador Fernando da Silva Pereira, a presidente da ACIS (Associação Comercial e Industrial de Sombrio), Taíse Martins da Silva, e o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Marcos Cardoso.
Durante a audiência, foram apresentadas informações sobre a evolução do campus, que se tornou IFC – Campus Sombrio em 2024, após um processo de transformação e busca de autonomia. O objetivo do encontro foi coletar opiniões e analisar a demanda social para o novo curso, alinhado à missão do IFC de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade.
O Professor Matheus Lorenzato Braga, presidente da comissão de análise da criação do curso, apresentou a proposta de criação do curso, enfatizando sua relevância para o desenvolvimento regional. Em seguida, os presentes foram convidados a se manifestar, participando ativamente da discussão.
O evento foi encerrado com uma síntese dos principais pontos abordados e com manifestação favorável, de forma unânime, de todos os presentes para o prosseguimento da criação do curso, além de agradecimentos a todos os participantes. Essa audiência pública não só reforçou o compromisso do IFC Sombrio com a educação, mas também promoveu um espaço de diálogo entre a instituição e a comunidade.
A criação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas seguirá os trâmites internos do IFC até concretizar a autorização junto ao CONSUPER do IFC, buscando mais um passo significativo na formação de profissionais qualificados, contribuindo para o crescimento econômico e social da região.