Nos dias 21 e 22 de outubro, as docentes Carolina Braghirolli Stoll e Kênia Zanella realizaram viagem técnica ao município de Florianópolis (SC), oportunizando aos acadêmicos das 4a e 6a fases do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, a vivência de experiências turísticas como forma complementar à teoria aprendida em sala de aula.
Os alunos e docentes iniciaram as atividades visitando a Fazenda de Ostras Freguesia Oyster, em Santo Antônio de Lisboa, onde foram recepcionados pelos proprietários: Carla Cabral da Costa e Leonardo Cabral da Costa. A visita e toda a explanação técnica sobre o cultivo e visita guiada foi realizada pelo Engenheiro de Aquicultura, Bruno. O empreendimento oportunizou degustação de ostra e um almoço à beira-mar, no Restaurante Freguesia, empreendimento do mesmo grupo. Em seguida, foram recepcionados no Jurerê Beach Village, empreendimento hoteleiro do grupo Habitasul, pelo Concierge Rômulo Maciel, que apresentou todo o hotel e explicou detalhes de como funciona o pool hoteleiro, forma de locação de unidades habitacionais em condomínios de hoteis. Para finalizar o dia, realizaram visita ao Forte São José da Ponta Grossa, que conta com conjunto arquitetônico de relevância, sendo todo murado por espessas muralhas.
No dia 22, o grupo iniciou o dia visitando o Floripa Airport, aeroporto premiado como o melhor do país, em operacionalidade e beleza. Posteriormente se dirigiram ao empreendimento turístico e gastronômico Armazém Rita Maria, sendo recepcionados pela Gerente do Complexo, Brenda. O Armazém é o ponto de encontro de lazer, cultura, história e gastronomia da cidade. Foi construído na antiga empresa de pregos de Carl Hoepeck, a Pontas Paris.
A Ponte Hercílio Luz e o Parque da Luz foram atrativos visitados e analisados sob a perspectiva da ressignificação turística, a partir do fluxo turístico após a restauração. Finalizando a viagem, dirigiram-se ao bairro do Ribeirão da Ilha, caminharam pela Freguesia do Ribeirão e puderam presenciar arquitetura do século XVIII e XIX e o núcleo da colonização açoriana em Florianópolis.
As docentes destacam a importância dessa vivência para que os acadêmicos possam apurar o olhar ao experienciar o turismo e aliar ao conhecimento adquirido em diversas disciplinas distintas. A viagem técnica é realizada semestralmente, para diferentes destinos, sendo que os acadêmicos desenvolvem trabalho interdisciplinar, com o intuito de compartilhar a experiência e debater as percepções e relações com a teoria.