Aula Integrada no IFC Une Magistério e Licenciatura em Matemática com Inovação Didática
Na última sexta-feira, o Instituto Federal Catarinense (IFC) foi palco de uma enriquecedora experiência de aprendizagem colaborativa. A professora Dra. Margarete Farias promoveu uma aula integrada que reuniu as turmas do terceiro e quarto anos do Magistério, acompanhadas de seus professores, e a turma do segundo período da Licenciatura em Matemática acompanhada da professora Darc Rocha.
Sob a supervisão do professor Lucas De Bem, egresso do próprio IFC, a atividade teve como objetivo principal a integração entre futuros educadores de diferentes níveis de formação. A iniciativa serviu também como uma valiosa vitrine para o curso de Pedagogia da instituição, apresentando após a aula prática.
O ponto central do encontro foi a apresentação de uma proposta didática pela acadêmica Manuela Ventura, que demonstrou na prática como unir teoria e recursos inovadores. O tema escolhido foi a uma Introdução às Geometrias Não Euclidianas, com um enfoque especial na Geometria Hiperbólica utilizando o Disco de Poincaré.
A proposta conduzida pela Manuella Moraes ilustrou perfeitamente a missão da aula: integrar tecnologias digitais e materiais manipulativos para criar uma abordagem de ensino de matemática mais dinâmica, acessível e profundamente reflexiva. Os alunos do Magistério, futuros professores da educação básica, e os licenciandos em Matemática puderam vivenciar e discutir como esses recursos podem ser aplicados em sala de aula para desmistificar conceitos complexos.
A atividade reforçou o compromisso do IFC com uma formação docente de excelência, que prepara seus educadores para os desafios da educação contemporânea. Ao conectar cursos e níveis de ensino, a instituição não só enriquece a formação de seus alunos, mas também fortalece sua comunidade acadêmica, mostrando-se como um ambiente propício para a troca de saberes e a construção do conhecimento coletivo.



