O curso é uma ação do projeto de ações integradas Formação de Professores na Cultura Digital. Foram oferecidas oficinas que abordaram construções de geometria plana e espacial com o uso do software de Geometria Dinâmica GeoGebra, além de atividades com materiais manipulativos e a criação de um espaço virtual de trabalho. As oficinas foram direcionadas a professores pedagogos. Essas atividades ocorreram no laboratório de informática e no Laboratório de Educação Matemática do IFC-Sombrio.
Os ministrantes das oficinas foram acadêmicos do curso, matriculados na disciplina de Didática da Matemática (2024/1), que cumpriram a carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC) de 30 horas. Esses acadêmicos foram orientados pela coordenadora do curso, professora Dra. Margarete Farias Medeiros.
O projeto tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos acadêmicos, especialmente na integração de tecnologias digitais e no cumprimento da PCC. Para os professores participantes, espera-se que aprendam alternativas pedagógicas para o ensino de conceitos geométricos e a construção de um espaço virtual de trabalho. Consequentemente, os alunos desses professores terão a oportunidade de construir conceitos geométricos utilizando o software de Geometria Dinâmica e materiais manipulativos.