Nesta terça-feira, dia 24 de outubro de 2023, os estudantes do 2 ano do Curso Técnico em Hospedagem do Instituto Federal Catarinense participaram de uma viagem de estudos ao município de Laguna (SC), como instrumento de vivência e aprendizado no âmbito do Curso. O município de Laguna é reconhecido como a “terra de Anita Garibaldi”, sendo palco da Revolução Juliana que transformou a história da cidade. Considerada a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina, fundada em 26 de julho de 1676 sendo seus primeiros habitantes os povos dos sambaquis, homens pré-históricos que viviam da pesca em regiões de lagoas e mar. Atualmente, Laguna busca desenvolver o turismo histórico-cultural e de sol e praia, pois, além de ter seu centro histórico tombado pelo IPHAN, apresenta 40 km de praias semi urbanizadas, com um ecossistema que inclui campo de dunas móveis e vegetação de restinga ainda em bom estado de conservação ambiental.
No turno da manhã, o grupo visitou o Meio de Hospedagem Hotel Samba Laguna Tourist, localizado na praia do Gi, no Mar Grosso. O Hotel histórico, inaugurado na década de 1970, foi palco de grandes eventos na época com a visitação de celebridades como Chico Buarque de Holanda e Roberto Carlos. Os estudantes foram recepcionados pelo Executivo de Contas da Rede Samba, responsável pelo Hotel. Na ocasião, explanou sobre o meio de hospedagem e suas instalações. Na sequência, o grupo conheceu as áreas sociais, áreas externas, vista exuberante para o mar, Unidade Habitacional Standard, salões de eventos e restaurante. Durante o percurso, os estudantes puderam sanar dúvidas e vivenciar in loco um meio de hospedagem histórico. O grupo almoçou no restaurante principal, com vista para o mar, terminando com um passeio pelo mirante.
Os estudantes estavam acompanhados pelos professores Silvana Colares (Espanhol) e Maria Emília Garbuio (Projetos Aplicados a Turismo, Hospitalidade e Lazer) no Hotel Samba Laguna Tourist. No turno da tarde, o grupo foi conduzido ao centro histórico de Laguna para conhecer o Cine Teatro Mussi, a Praça Vidal Ramos e o Marco do Tratado de Tordesilhas. Nesta etapa da viagem os estudantes puderam ouvir as explanações do guia de turismo local, Sr. Irani, sobre este período histórico do Brasil.
As visitas técnicas e viagens de estudos constituem atividades fundamentais de aprendizagem nos Cursos de Gestão de Turismo e de Hospedagem, pois é uma prática em que os estudantes têm a oportunidade de questionar, analisar, observar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, destaca a Profa. Maria Emília Martins Garbuio.
Créditos da imagem: Profa. Maria Emília Garbuio.