O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio, recebeu, nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2023, a Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do Ministério da Educação (virtual in loco) para a Renovação do Reconhecimento do Curso, obtendo conceito 5 na avaliação, nota máxima concedida segundo os indicadores do INEP. A sua última avaliação ocorreu em 2016 e obteve conceito 4.
O processo de avaliação está ancorado em três dimensões: Organização Didático Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura.
A avaliação iniciou-se em janeiro, com o preenchimento do Formulário Eletrônico de Avaliação no site do e-MEC. A partir de então, deu-se início às providências quanto a documentação necessária para a etapa de verificação e regulação e a visita virtual para conhecimento da infraestrutura do Campus, estrutura de laboratórios de ensino, agenda de reuniões entre avaliadores e corpo administrativo, corpo docente, corpo discente entre outras comissões institucionais.
Em relatório final, a Comissão sintetizou de forma qualitativa cada uma das dimensões, destacando que “a organização pedagógica do curso passou por revisão recente o que tornou a proposta mais dinâmica, flexível e atualizada considerando a formação geral e as competências para o mercado de trabalho. É necessário destacar a quantidade de laboratórios disponíveis que são um diferencial do curso, uma vez que são em número maior do que o previsto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia.
Tal característica oportuniza um currículo diferenciado e colabora para aproximar os estudantes da prática profissional”. O corpo docente do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Catarinense – IFC é formado por especialistas, mestres e doutores, engajados e comprometidos com a proposta do curso. A atuação da coordenadora é valorizada pelos docentes e discentes; a mesma está sempre presente e acompanha os discentes nas atividades desenvolvidas.
Os docentes estimulam os alunos a participarem de projetos de extensão e pesquisa, sendo, inclusive atuantes em relação à promoção de eventos que integram comunidade local, discentes, docentes e mercado de trabalho. Registra-se a parceria do curso com os demais cursos da IES para a inserção dos alunos na gestão e operacionalização dos eventos do campus, permitindo assim, que os discentes exercitem a capacidade de atendimento dos mesmo com demandas específicas de eventos e hospitalidade”. Todas as vistorias e entrevistas convergiram coerentemente ao que se realiza no curso.
A Profa. Maria Emília Garbuio, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, enfatiza com satisfação o reconhecimento de um trabalho coletivo, comprometido com a qualidade do ensino no campo do turismo e atendimento às demandas regionais. “O Curso de Gestão de Turismo do IFC protagoniza o pleno desenvolvimento da Região Caminho dos Canyons, por meio da formação de tecnólogos que estão à frente de empreendimentos turísticos e órgãos públicos, atuando ativamente no extremo sul catarinense, onde vem significativamente tomando lugar de destaque no Turismo Catarinense. Esta é uma conquista que vai engrandecer ainda mais nosso Curso, o IFC e toda comunidade acadêmica.