Na tarde do dia 15 de setembro, o laboratório de matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Avançado Sombrio abrigou um evento educativo inovador: a oficina “Projetos nas Aulas de Matemática: Experiências e Construções”, ministrada pela Professora Camilla Diniz, do Colégio Santa Terezinha de Florianópolis.
A oficina reuniu 20 participantes, incluindo docentes da rede de educação básica do município de Sombrio, servidores do IFC e acadêmicos matriculados no curso de Licenciatura em Matemática do próprio IFC. Este evento foi realizado como parte do ciclo de capacitações “Formação Científica e Tecnológica”, uma iniciativa do projeto II Cienciação, que é financiado pelo CNPq e coordenado pela Coordenadora de Pesquisa e Extensão (substituta) do IFC Campus Avançado Sombrio, Mirian Rocho da Rosa Silveira.
A oficina teve como objetivo principal promover uma troca de experiências e inspirar a criação de projetos interdisciplinares nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental. A programação da oficina incluiu os seguintes momentos:
Relato de Experiência: A Professora Camilla Diniz compartilhou suas experiências práticas em sala de aula, apresentando atividades que têm sido bem-sucedidas em envolver os estudantes no aprendizado da Matemática.
Desenvolvimento de Projetos: Os participantes foram incentivados a trabalhar em grupos para criar projetos que explorassem diversos conceitos matemáticos. Esses projetos poderiam ser posteriormente aplicados em suas próprias salas de aula.
Transformando Aulas de Matemática: A oficina demonstrou que, com recursos simples e criatividade, é possível tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas, significativas e prazerosas para os estudantes.
O evento destacou a importância da colaboração e do uso de estratégias de ensino ativas para aprimorar o aprendizado da Matemática. A Professora Camilla Diniz ressaltou que a Matemática pode ser uma disciplina envolvente e acessível quando abordada de maneira inovadora.
Mirian Rocho da Rosa Silveira, Coordenadora de Pesquisa e Extensão (substituta) do IFC Campus Avançado Sombrio, expressou sua gratidão ao CNPq pelo apoio contínuo às iniciativas educacionais. Ela enfatizou o compromisso do IFC em fornecer oportunidades de treinamento de alta qualidade para educadores, visando aprimorar o ensino da Matemática na região.
A oficina foi mais um exemplo do projeto II Cienciação promovendo a troca de conhecimento e a implementação de métodos de ensino inovadores para inspirar e capacitar educadores.