No último sábado do mês de maio (06), os acadêmicos da 1 fase do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal Catarinense participaram de uma visita técnica ao município de Praia Grande (SC) – destino indutor da região turística Caminho dos Canyos. A atividade de aprendizagem in loco integra as Disciplinas de Turismo e Hospitalidade, Geografia e Turismo, Turismo e Natureza, Inglês Instrumental, Linguagem e Comunicação e, Lazer e Entretenimento. Na ocasião, o grupo analisou, entre outros elementos, a localização geográfica, preservação e conservação ambiental dos ecossistemas, no que concerne especialmente ao Parque Nacional de Aparados da Serra, a hospitalidade e recepção dos gestores, a caracterização das atividades de lazer ofertadas aos turistas, segmentação de turismo, comunicação entre outras.
A primeira atividade do dia foi a visita à Agência Voe nos Canyons, agendada para as 06 horas da manhã, onde o grupo foi recepcionado pelo proprietário e piloto, Murilo Gonçalves. Na ocasião, puderam acompanhar toda a operação de um voo de balão, forte atrativo turístico do município, que, segundo Murilo, teve um crescimento recorde em 2020, ano da pandemia da Covid-19.
Na imagem a seguir, o grupo encontra-se no Centro de Atendimento ao Turista, na entrada do município. Foram recepcionados pelo Secretário de Turismo do Município, que explanou sobre a atividade e seus desafios, especialmente pelo crescimento da demanda turística com o Balonismo e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
Ainda no turno da manhã, o grupo esteve no Parque Nacional de Aparados da Serra, onde puderam conhecer a infraestrutura para atendimento ao visitante e realizar a trilha do vértice, analisando e dirimindo dúvidas sobre o segmento de ecoturismo.
Já no turno da tarde, os acadêmicos acompanhados dos professores estiveram no empreendimento Pousada Morada dos Canyons (https://www.moradadoscanyons.com), localizada na Serra do Faxinal, no intuito de visitar suas instalações e conversar um pouco com o gestor do empreendimento. A imagem a seguir ilustra o grupo de acadêmicos posicionado no Mirante aos arredores.
Segundo a Profa. Maria Emília, acompanhante do grupo e Coordenadora do Curso de Gestão de Turismo, a Viagem Técnica é uma estratégia de ensino que busca integrar teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo mais importante é oportunizar ao acadêmico, a observação e a análise de vários aspectos do ambiente de atuação profissional, tais como a operacionalização do setor turístico, o planejamento da atividade turística, e o encontro da oferta com a demanda, o espaço geográfico e o ecossistema natural, numa perspectiva interdisciplinar.