Os acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, realizaram, durante os dias 19 e 20 de outubro, uma viagem técnica para o Destino Turístico de Nova Trento (SC), consagrado como segmento do turismo religioso do país. O objetivo desta atividade prática foi analisar as potencialidades e as deficiências no desenvolvimento turístico referente aos segmentos de turismo religioso, histórico, gastronômico e ecológico, por meio da visitação a diferentes espaços e edificações, além de reuniões com os gestores públicos e proprietários de empreendimentos que atuam no segmento turístico.
As disciplinas que integraram o roteiro foram: Análise Estrutural do Turismo e História, Patrimônio Cultural e Diversidade, sob a coordenação dos docentes Anderson Sartori e Maria Emília Garbuio.
Esta prática é comumente desenvolvida na 2 a fase do Curso e, em 2024, o roteiro sofreu algumas adaptações com o intuito de agregar outros atrativos turísticos para análise. Além disso, o Sistema de Turismo, objetivo da disciplina de Análise Estrutural do Turismo, buscou analisar e contrapor a realidade do município de Nova Trento e o Complexo Santuário Santa Paulina, por meio das visitas guiadas e posterior relatório dos alunos.
No sábado (19/10), após o almoço na Cantina Italiana, o grupo visitou o Meio de Hospedagem do Santuário e da Rede Santa Paulina, localizado no bairro Vígolo, cuja vista para a Basílica encanta qualquer hóspede que almeja paz e descontração, além do espaço natural e das fontes de águas límpidas no local. Em seguida, o grupo passou pela Vigolana Gelateria e Café, um empreendimento familiar e recente no município, que traz a tradição italiana na fabricação do gelatto original.
O grupo também participou de uma visita guiada por Érico Marchi, um dos proprietários da Al Fero Birrificio Cervejaria Artesanal, cuja história também está atrelada à identidade italiana. Nessa visita, o grupo conheceu toda a produção de cervejas, insumos, rótulos, e teve a oportunidade de degustar as principais cervejas produzidas na empresa.
As fotos a seguir ilustram alguns dos momentos vivenciados.
Na sequência, tiveram uma roda de conversa com o presidente da Neotur (Associação Neotrentina de Turismo) e proprietário do Sítio Nona Lurdes, Cirineu Bunn, onde puderam conhecer os locais de eventos e sua gestão privada, além de contemplar a beleza do espaço natural do sítio. Finalizando o roteiro do primeiro dia, visitaram o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e conheceram toda sua estrutura física de atendimento ao visitante, com uma exposição histórica conduzida pelo Prof. Anderson Sartori. O dia foi encerrado com um jantar típico italiano na Cantina Italiana.
As fotos a seguir ilustram alguns dos momentos vivenciados.
No domingo (20/10), o grupo foi conduzido ao Santuário Santa Paulina, onde foram recebidos pelo Coordenador de Sustentabilidade e Gestor do Santuário, Sr. Marcos Jaboski, em uma palestra e roda de conversa sobre o processo de gestão estratégica do espaço de peregrinação associado ao turismo religioso.
Após circular pelo complexo do Santuário, os acadêmicos e professores realizaram uma visita guiada pela Vinícola Girola, com exposição e degustação de vinhos, queijos e salames.
Finalmente, ao desembarcar no município de Sombrio, a sensação de aprendizagem, gratidão e cooperação foram salutares, gerando contentamento e novas perspectivas sobre o turismo religioso, o sistema de turismo de um território turístico e a gastronomia típica italiana.
“As viagens técnicas constituem atividades fundamentais para a formação do acadêmico em Gestão de Turismo, que passa a experienciar na prática os conceitos e conteúdos aprendidos nas diferentes disciplinas que integram a matriz curricular, tidas como aprendizagens in loco”, assegura a Profa. Maria Emília Garbuio.
Créditos das imagens: Professores do CST Gestão de Turismo.