Em maio/2016 o Ministério do Planejamento e a CGU, emitiram uma Instrução Normativa Conjunta (IN 001/2016) que trata da sistematização da Gestão de Riscos no âmbito do Poder Público Executivo Federal e da obrigatoriedade de instituir Comitê de Governança, Risco e Controles.
No IFC a Política de Gestão de Riscos foi aprovada pela Portaria 004/2017 e o Comitê foi instituído pela Portaria Normativa 005 de abril 2017, foi constituído também o Comitê de implantação da Política de Gestão de Riscos, formado pelos Diretores Gerais, DDEs e DAPs. (Portaria 1.395 de maio de 2017).
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Para auxiliar na implantação, cada campus instituiu seus Comitês Locais, no Campus Avançado Sombrio é constituído pela Portaria 399/2017. (Veja aqui)
Mas o que é Gestão de Riscos, é permitir que a direção atue de modo eficaz com a incerteza e seus riscos e oportunidades associados. Ou seja, é entender que o risco existe, que ele faz parte do processo e estar pronto para atuar quando este for identificado.
A construção da Gestão de Riscos no Campus Avançado Sombrio é coletiva e parte do diagnóstico, avaliação e intervenção de cada servidor/setor envolvido em determinada atividade, sempre vinculada a um subprocesso e este aos processos institucionais que são orientados por macroprocessos.
Identificação dos Macroprocessos, Processos e Subprocessos do Campus Avançado Sombrio:
Plano de Gestão de Riscos: